A primavera e o verão são as épocas do ano em que
os raios ultravioletas ficam mais fortes, trazendo riscos para a pele e os olhos de pessoas de todas as idades. No caso dos idosos, é saudável a exposição solar de 20 a 30 minutos todos os dias para a absorção de vitamina D, que combate a osteoporose, mas nesse período ao ar livre é preciso passar filtro solar na pele e utilizar óculos escuros adequados.
As dificuldades com a visão aumentam substancialmente no envelhecimento.
Cerca de 15% das pessoas com mais de 65 anos relatam graves dificuldades para enxergar.Esse número aumenta para 35% aos 85 anos de idade.
Para entender a importância dos óculos escuros, basta lembrar que a exposição à radiação ultravioleta (UV-A e UV-B), raios invisíveis da energia solar, acontece a todo momento. Boa parte desses raios atravessa a estrutura do olho e chega à retina. A exposição prolongada aos UV-A e UV-B pode causar uma espécie de “queimadura” na córnea, chamada ceratite actínica.
DICAS PARA ESCOLHER UM BOM PAR DE ÓCULOS
Os melhores óculos são aqueles cujas lentes bloqueiam tanto a luz como também os raios UV, sendo que os raios UVB são os que trazem os maiores perigos conhecidos. Por isso é essencial adquirir o produto em uma ótica confiável, já que os vendidos pelos camelôs não possuem revestimento anti-UV e podem causar até catarata.
As lentes não precisam ser totalmente escuras para proteger e, para idosos com dificuldades de locomoção, são recomendadas as mais claras (marrons ou cinzas), pois facilitam a visualização de calçadas e obstáculos.
0 comentários:
Postar um comentário